Uma menina síria que tem que deixar – sozinha – seu país e enfrentar inúmeras dificuldades. Numa longa viagem ela tem a esperança de uma vida melhor na Itália, junto de um tio que mora por lá.
A história da Amal, e outras personagens dessa história, é inspirada nas histórias de diversas crianças que a jornalista Carolina Montenegro conheceu trabalhando na Itália e no Oriente Médio como correspondente para assuntos relacionados à migração e refúgio.
Uma leitura importante para conhecermos realidades tão diferentes das nossas. Pra termos mais empatia, um olhar mais carinhoso e uma atitude acolhedora para/com as pessoas refugiadas.
Segundo o relatório “tendências globais”, da agência da ONU para refugiados, existem mais de 25 milhões (!!!) de pessoas nessa situação, mais de metade são crianças (!!!!!!!). É um assunto importante de ser tratado, não é?
Esse livro tem ilustrações lindas do Renato Moriconi e foi publicado pela Editora Caixote. Além da história da Amal, traz num anexo diversas informações sobre crises migratórias e refugiados.
Existe também uma versão digital, um app que pode ser baixado gratuitamente, para ouvir e ler a história. O projeto é super bonito e ainda foi bem adaptado pra essa versão, com as ilustrações animadas. Pra quem quiser colaborar, tem várias formas. Uma delas é pagar R$3,90 e ouvir a narração feita pelo Leonardo Matumona, refugiado Congolês, que mora no Brasil. No app também apresentam outras formas de ajuda.
O livro impresso pode ser comprado na loja online da editora.
Conheça também
8 livros infantis sobre processos migratórios e refugiados