8 livros infantis sobre processos migratórios e refugiados

Dia 20 de junho é o dia mundial do refugiado. Ano passado fiz uma seleção com 5 livros infantis pra falar com as crianças sobre a crise dos refugiados. Esse ano resolvi estender o assunto pras questões migratórias também. Apesar de serem processos diferentes, existe um fator que os une: o deslocamento (nos dois sentidos da palavra – deslocar-se de um local a outro e estar deslocado, fora do seu local). Aliás, existe uma diferença entre “migrantes” e “refugiados” e é bem importante conhecê-las. Sugiro a leitura de um texto do site da Agência da ONU para refugiados.

Aprender sobre essas duras questões pode ampliar a visão de mundo das crianças e gerar empatia. Então vamos à minha seleção:

A menina que abraça o vento

De forma leve e sensível, este livro apresenta o tema do refúgio às crianças, ajudando a criar empatia e a promover o acolhimento daqueles que chegam a um novo país. Um por um: parte da renda obtida na venda de cada livro é destinada a um programa de atendimento a refugiados. Escrito pela Fernanda Paraguassu e ilustrado pela Suryara Bernardi. Publicado pela editora vooinho.

Essa história eu contei no canal, assista!

***

Eloísa e os bichos

Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba por se defrontar com um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina. Autor e ilustrador oferecem um terno e renovado olhar sobre problemas sociais, como o deslocamento, o respeito à diversidade e a recusa à intolerância. Escrito por Jairo Buitrago e ilustrado por Rafael Yockteng. Publicado pela editora Pulo do Gato

***

A chegada

História em quadrinhos, narrada apenas com imagens, pra ser lida por toda a família. Conta as peripécias de um homem, separado de sua esposa e filha, chegando a uma terra totalmente estranha, à qual terá de se adaptar. Ali buscará moradia, sustento e condições para trazer a família para junto de si. Conhecerá também a história de outras pessoas que, como ele, tiveram de recomeçar a vida após um doloroso processo de desenraizamento. Livro inspirado em histórias de imigrantes de diferentes países e períodos históricos. De Shaun Tan, publicado pela SM.

***

Migrando

Mais um livro imagem, esse de autoria da ilustradora Mariana Chiesa Mateos, em uma colaboração com a Anistia Internacional. Abordando com beleza e sensibilidade o tema da imigração, a autora elaborou um livro com duas capas e dois inícios, com duas histórias paralelas que se cruzam no seu interior: a dos imigrantes europeus que foram à América, e a dos imigrantes africanos que buscam chegar à Europa. Publicado pela editora 34.

***

Migrar

Na história contada neste livro, um irmão e uma irmã viajam com sua mãe para os Estados Unidos, conseguem cruzar a fronteira, mas não sabemos o que acontecerá com eles. Uma história emocionante narrada com a ingenuidade de uma criança que parte em busca de seu pai, e para um destino precoce como trabalhador. Migrar ganhou o prêmio Horizons, na Feira de Bolonha em 2012 e foi ilustrado por Javier Martinez Pedro, um mestre da iconografia mexicana, que utilizou as técnicas tradicionais das tribos Xalitla: o papel dobrado como um único biombo contendo toda a história desenhada em preto e branco. Publicado pela editora Pallas.

***

O barco das crianças

o barco das crianças

Uma história muito bonita, melancólica e emocionante escrita por Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura de 2010. Uma ficção misturada com história, fábulas e mitos antigos pra narrar as conversas de um velhinho solitário e Fonchito, uma criança curiosa. Diariamente, ao se preparar para ir à escola, Fonchito vê de sua casa um homem sentado no banco do parque, contemplando o mar. Intrigado, resolve ir ao seu encontro e perguntar o que ele procura ali, todas as manhãs. O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide compartilhar com Fonchito uma história muito antiga e… extraordinária. Assim, sempre antes de o ônibus da escola chegar, Fonchito ouve um novo capítulo das aventuras de um barco cheio de crianças que, desde a época das Cruzadas, navega os mares do mundo. Publicado pela Alfaguara.

***

Diálogos de Samira. Por Dentro da Guerra Síria

Voltado ao público jovem, o livro conta a história do encontro entre Samira e Karim. Nascidos em países tão distantes entre si, quanto Brasil e Síria, eles envolvem-se em uma experiência que vai mudar suas visões de mundo. Por meio da troca de mensagens, os dois vivenciam uma das mais importantes propostas do ser humano: o desafio de conhecer e aceitar o outro, suas culturas e tradições, seus temores e sonhos, por mais estranhos e diferentes que possam parecer à primeira vista. Aqui, veremos como a aventura criadora estabelecida pelo diálogo, pela palavra, representa o principal caminho para a construção de uma sociedade mais integrada e tolerante. Publicado pela editora Moderna.

***

O Cometa É Um Sol que não Deu Certo

Esse livro também é voltado ao público jovem. Vencedor do prêmio Barco a Vapor, de Literatura Infantil e Juvenil, conta a história de Emanuel, um menino que vive num campo de refugiados sírios no meio do deserto da Jordânia. Entre privações e obrigações, encontra lugar para sonhar em companhia dos amigos, como a menina Amal, por quem nutre um sentimento diferente, que não compreende muito bem. Pelo olhar sensível do protagonista, o leitor é apresentado ao drama dos refugiados sírios, tema atual de extrema relevância, e acompanha os dilemas e sonhos de Emanuel em meio ao seu cotidiano sofrido e incerto. Publicado pela SM.

Compre os livros

Comprando pelos links que coloco em minhas redes você colabora para a continuidade do meu trabalho sem pagar nada a mais por isso. 🙂 Obrigada!

<3

Ouça uma história

Além disso você pode conhecer a bonita história da Yusra Mardini, a nadadora refugiada que salvou vidas e foi parar nas Olimpíadas de 2016.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar