O “dia do índio” está chegando, fiz uma seleção de livros pra celebrar e valorizar os diferentes povos indígenas.
Aliás… vamos refletir sobre o dia do índio? Fiz um vídeo ano passado sobre o assunto, acho que você vai gostar de assistir. 🙂
Minha família Enauenê
A Rita Carelli, autora de “Minha família Enauenê”, teve uma infância um bocado diferente da maioria de nós, pessoas que moram em grandes centros urbanos e longe do contato com povos indígenas.
Nesse livro ela conta sobre sua vivência na aldeia tomando banho de rio, tendo dois pais e duas mães (os brancos e os indígenas e como ganhou 14 irmãos nessa brincadeira), sobre os trabalhos que diferem homens e mulheres na organização do povo, como se tornou menino pra se divertir mais (e toda a sabedoria da mãe Kawenero pra que todos aceitassem isso), como e por que voltou a ser menina e a árdua tarefa pra voltar a ser aceita pela comunidade como tal. Uma delícia de livro pra ser lido por todas as idades e maravilhosamente ilustrado pela Anabella López. Publicado pela FTD.
Paiquerê, o paraíso dos Kaigang
Paiquerê é uma narrativa primordial dos Kaingang, um povo indígena hoje espalhado por reservas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Valendo-se de um narrador-xamã, a autora alinhava três histórias da mitologia kaingang (a origem da vida, o surgimento do fogo e o grande dilúvio) que indicam suas crenças, tradições, cultura e como eles se estruturam em sociedade. Escrito pela Cléo Busatto, com ilustrações de Joãocaré. Publicado pelas Edições SM.
500 anos
Livro imagem traz a história do garoto que faz uma viagem de redescoberta do Brasil passando pelos caras-pintadas até chegar à primeira missa rezada em nosso país. Na bagagem ele leva a notícia da morte do índio Pataxó que foi queimado por garotos. Será este triste fato um grito de alerta para os jovens do Brasil 2000? Um livro que, 20 anos depois de seu lançamento, continua atual. De Regina Rennó, publicado pela FTD.
A palavra do grande chef
Em 1854, o Presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, fez uma oferta aos povos indígenas Duwamish e Suquamish para comprar grande parte dos seus territórios. Oferecia, em contrapartida, a concessão de uma outra reserva.
A resposta do líder, Noah Sealth, mais conhecido como Chefe Seattle, ao Grande Chefe de Washington transformou-se em um documento valiosíssimo e ainda hoje impressiona e emociona pela surpreendente atualidade. Nesta publicação da Global Editora, Daniel Muduruku e Mauricio Negro recuperam as palavras proféticas do grande líder e criam, numa narrativa em primeira pessoa, um texto sensível e ricamente ilustrado.
No tempo do verão
Na aldeia Ashaninka, verão é tempo de farra de passarinho, pé de fruta carregado e pescaria em família. Mas é, antes de tudo, tempo de descoberta. As crianças deixam de ir à escola para aprender com os mais velhos a vida na floresta: fazer flechas, construir abrigo na margem do rio, acender o fogo, cozinhar macaxeira, fisgar peixe com arpão. Tayri, Piyãko e Bianca nos mostram que novas experiências podem ser muito divertidas.
A coleção Um Dia na Aldeia traz um olhar autêntico e contemporâneo sobre diferentes povos indígenas ao possibilitar que eles mesmos contem suas histórias. Cada livro, em edição bilíngue, vem acompanhado do filme que o inspirou, feito por cineastas indígenas ou com a colaboração dos índios. Você pode assistir aos filmes antes ou depois da leitura, mas o convite é sempre o mesmo: desfrutar um dia na aldeia de um povo indígena no Brasil. Escrito por Rita Carelli com ilustrações de Mariana Zanetti. Publicado pela editora Sesi-SP.
O casamento entre o céu e a terra, contos dos povos indígenas
Os relatos, mitos e contos reunidos neste livro procuram ressaltar a contribuição inestimável que os povos indígenas brasileiros deram a nossa história: na linguagem, nos nomes de cidades, rios e montanhas, na culinária, nos costumes cotidianos, na religiosidade e na forma de compreender a natureza. Revisitemos a sabedoria indígena e sonhemos, por um momento, os mesmos sonhos que eles sonharam. Ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra. De Leonardo Boff, publicado pela Editora Moderna, selo Salamandra.
Lendas e mitos dos índios brasileiros
Este livro apresenta 24 lendas indígenas selecionadas e interpretadas pelo pintor-contador de histórias WaldeMar de Andrade e Silva. Ilustrado com 25 obras desse grande artista o livro é fruto de sua convivência de oito anos com as principais tribos do Xingu. De um lado a obra mostra a riqueza de detalhes e as cores vibrantes da pintura naturalista do outro um texto revelador da sensibilidade desse “aluno do índio e da natureza”. Publicado pela FTD.
O Guarani
Baseada no clássico de José de Alencar, esta ópera conta os dramas e as aventuras do índio Peri e da jovem Ceci nos primeiros anos de colonização do Brasil, que se torna ainda mais emocionante com a consagrada música de Carlos Gomes. Uma adaptação feita por Ruth Rocha pro público infanto-juvenil, com ilustrações de Teresa Berlinck. Publicado pela Editora Moderna, pelo selo Salamandra.
Confira também
7 livros infantis pra conhecer melhor os povos indígenas