Você sabia que no dia 31 de Outubro é comemorado o dia do Saci Pererê no Brasil?
Pra começar, talvez você tenha percebido que é no mesmo dia do famoso Dia das bruxas, né? Pois é! E tem um motivo pra isso:
O dia das bruxas (ou halloween), apesar de, hoje em dia, ser uma festa tipicamente estadunidense, a origem dessa festa vem de um festival celta, que acabou se espalhando pelo resto do mundo, porém, valoriza símbolos específicos da cultura norte-americana. Por isso, o deputado Aldo Rebelo Figueiredo, propôs o projeto de lei federal nº 2762/2003, com objetivo de declarar o 31 de outubro o Dia Nacional do Saci-Pererê, com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, além de conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do Brasil.
Interessante, né? Se você quiser entender mais sobre, tem uma matéria aqui no site do Correio Braziliense que explica com mais detalhes.
Antes de irmos pra mais informações e curiosidades sobre a lenda em si, você sabia que tem um vídeo inteiro aqui no canal da Fafá contando tudo o que você precisa saber sobre o Saci? Já aproveita e separa um tempinho pra assistir esse vídeo com as crianças!
Uma coisa interessante que podemos observar é que o nosso folclore existe desde o século XIX e é marcado por grande diversidade em todas as suas lendas.
O Saci é uma das mais conhecidas e, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, surgiu no fim do século XVIII e foi difundida ao longo do país no século XIX, trazendo um ser negro e pequeno, de uma perna só, que habita a floresta e é conhecido por realizar diversas travessuras. Essa lenda, assim como a maioria do nosso folclore, traz influências e elementos das culturas africanas e indígenas. Aliás, em sua origem, o Saci era um Curumim! A Fafá fala sobre isso lá no vídeo dela, inclusive!
O grande responsável por popularizar essa história nacionalmente foi Monteiro Lobato, em 1917. O escritor realizou um inquérito no jornal O Estado de São Paulo, depois lançou um livro baseado nas respostas colhidas, seguido da adaptação da lenda para crianças, que faz parte da coleção do Sítio do pica-pau-amarelo. Aqui no site do Brasil Escola vocês também podem explorar um pouco mais sobre essa rica história.
Porém, em cada um dos 4 cantos do nosso país, diversas versões do Saci são conhecidas e contadas. Todas com os mesmos princípios básicos, claro.
E fora do nosso país, conhecido como yacy-yateré, também se tornou parte do folclore dos nossos países vizinhos (Argentina, Uruguai e Paraguai), com algumas modificações locais, adaptando-o de forma a fazer sentido em cada uma dessas culturas.
Gostou dessa somatória de informações? É sempre bom conhecer mais sobre a cultura do nosso amado Brasil, né? Então vem aqui que tem mais duas histórias no canal sobre o Saci e um “Como desenhar” especial de personagens do folclore brasileiro! E fica de olho, que semana que vem teremos mais um como desenhar exclusivo de Dia das Bruxas e Dia do Saci.
Leia também:
Orixás para crianças, dica de livro infantil
Livros infantis pra desconstruir estereótipos de gênero
Por Maíra Mediano – Equipe Fafá Conta