Caro é um conceito relativo né?
Vamos pensar no custo…
Existe um monte de profissional envolvido pra produzir um livro de qualidade. A pessoa que escreve o texto, a pessoa que ilustra (às vezes sendo a mesma pessoa que faz ambas as coisas), uma pessoa que edita, quem revisa o texto, quem faz o projeto gráfico, quem diagrama, a gráfica, que tem várias pessoas que trabalham lá, logística, o papel, a tinta, os direitos autorais, distribuição, marketing, contador, livreiros e mais alguns custos e profissionais que eu certamente esqueci de listar e/ou nem sei que existem.
Vamos pensar no valor…
Um bom livro ilustrado vai durar quanto tempo? Poderá ser usufruído, lido e relido por quantos anos pela mesma e por outras pessoas? Mais de uma geração, se bem cuidado. Vai criar lembranças de afeto e carinho, estabelecer e reforçar laços de amor com quem compartilha da leitura. Isso sem falar nas questões positivas que a leitura em si já traz.
Eu tenho livros aqui que li quando era criança e que minhas sobrinhas agora leem. Tenho outros que lia pra Liz ainda na barriga da minha irmã, depois li pra ela bebê e, quase quatro anos depois, continuam sendo lidos. Dependendo da fase em que se encontra quem lê, é um entendimento diferente, alguma coisa nova que toca o leitor.
Sendo assim, um produto de qualidade, que poderá permanecer por anos sendo bem apreciado e atingindo diversas pessoas e gerações em diferentes fases da vida… é caro ou barato?
Poder de compra é outra questão…
Talvez seja um custo alto dentro do padrão de vida de determinada pessoa, mas, entre comprar três livros barateza (porém de qualidade duvidosa) e um bom livro; entre comprar mais uma peça de roupa dentre as trocentas que já estão se acumulando no armário e que irão durar uma ou duas estações da moda (e que devem ter o preço bem mais alto que do tal livro); entre aquele brinquedo que “todo mundo tem, eu também quero”, mas que só vai entreter por algumas horas (quiçá meses) pra depois ser esquecido, e que certamente custou bem mais do que o preço do livro… o que tem sido comprado? Então, aqui eu acho que caro ou barato tem mais a ver com o que tem valor pra cada um.
Precisa ter tanto livro?
Não, não precisa. Tenha poucos e bons, já é uma forma de gastar menos. Use a biblioteca pública da sua cidade, se existir essa opção. Proponha uma rede de troca de livros entre as pessoas que conhece, estimule a criança a emprestar livros da escola. E, se você tem alguma outra sugestão pra ajudar a gente a ter acesso a bons livros e ainda economizar, coloque aqui!
Ah… e claro, eu tô sempre dando dicas de livros em promoção no instagram!