Enquanto a questão de gênero não for tratada com respeito e seriedade a violência sexual continuará acontecendo. Informar e proteger as crianças da violência com educação sexual é urgente? É. Mas essa pauta engloba acabar com a cultura machista em que estamos inseridos.
Ensinar meninos que tudo bem chorar, que eles podem ser sensíveis, que eles não têm que ser “pegadores”, que não precisam ser machões e violentos pra serem “homens de verdade”. Esse pensamento faz com que muitos homens acreditem ter poder sobre corpos de mulheres e de crianças. Que podem abusá-las por acharem que são donos desses corpos, por não respeitarem um “não”, por não saberem o que é consentimento. Meninas precisam ser ensinadas que são donas de seus corpos, que devem ter seus desejos ouvidos e respeitados. Que são fortes, que podem ser livres. Como estamos ensinando meninos e meninas pra que essas violências não continuem se repetindo?
De diversas maneiras os livros indicados aqui abordam esses temas sem menosprezar a inteligência das crianças, trazendo boas reflexões e quebras de paradigmas.
Personagens masculinos
Personagens femininas
Personagens masculinos e femininos

Histórias contadas pra assistir
Pra adultos assistirem
Quer se informar a respeito de todo esse assunto complexo, porém de forma acessível e agradável? Confira as lives sobre educação sexual que eu e a Caroline Arcari fizemos durante 2 meses, são 13 horas de um conteúdo muito rico em que abordamos o tema e você poderá entender muito bem como está tudo relacionado.
Gostou? Indique pra mais gente. Educação sexual nas escolas!
Exijam. É um direito.