Fafá Conta

A Copa do Mundo está chegando…

E eu fiz uma super seleção de livros infantis sobre futebol, pra curtir em família! Tem pra todas as idades e gostos: desde bebês aos que já leem sozinhos, livros com poemas, de folclore, históricos etc. Confira:

Pra bebês

o jogo e a bola

O jogo e a bola

Essa coleção “gato e rato” marcou toda uma geração! Eu tenho muito carinho por ela! Sabia algumas histórias de cor e muita gente foi alfabetizada com elas. Em “o jogo e a bola”, os animais encontram uma bola, criam uma forma de iniciar o jogo… a bola sai rolando. Mas, espera… será que era uma bola mesmo? Da dupla Mary e Eliardo França, editora Ática.

Poemas

um show de bola

Um show de bola

Bola não é só o que rola: / É o que vai e o que vem. / Veja a terra, a grande escola,  / Como é redonda também.” De Luís Pimentel, editora Duna Dueto – Um livro de poemas fala sobre os diferentes tipos de bola: sorvete, a Lua, o planeta Terra… é tudo com formato de bola! De Luís Pimentel e ilustrações de Jackson Oliveira, publicado pela Duna Dueto.

Livro imagem

O presente

Neste livro-imagem de Odilon Moraes, um menino é convidado para uma “pelada” com os amigos logo após assistir, pela televisão, à derrota do Brasil em uma partida da Copa do Mundo. Com um gol de placa, ele abranda a decepção que sentira ao ver a seleção ser desclassificada. Belo retrato sobre os sentimentos que o esporte suscita, este é mais do que um livro sobre o futebol, “uma das mais complexas formações, e formação de compromisso, que a cultura e a sociedade brasileira foram capazes de produzir”, como escreve o professor e psicanalista Tales A. M. Ab’Sáber na quarta capa do livro.

Pra ler junto

Folclore de chuteiras

As mais fantásticas feras do futebol brasileiro entram em campo em uma partida nada convencional. De um lado, a seleção brasileira com Mapinguari no gol, Mula sem Cabeça na lateral direita, Curupira na lateral esquerda, Cabra-Cabriola e Capelobo na zaga, Lobisomem (naturalizado brasileiro), Negrinho do Pastoreio, Boitatá e Saci-Pererê no meio de campo e Cabeça de Cuia e Romãozinho na frente. Do outro lado, um combinado do resto do mundo com craques sobrenaturais – Múmia, Gárgula, Frankenstein, Ieti, Ciclope, Vampiro, Zumbi, Pé Grande e outros. Tudo o que essas criaturas fantásticas realizam em campo – os dribles, as jogadas perigosas e, claro, os gols – é transmitido com muita graça pelo locutor Carlos Cosme, que conta com o apoio do comentarista e dos repórteres de campo. De Alex Gomes e ilustrações de Visca, editora Peirópolis.

***

Até os deuses amam futebol

Esse livro conta uma versão pra história da criação da Terra! Os deuses do universo estavam jogando uma partida de futebol (tem inclusive deusa jogando!!) até que a bola do jogo é lançada no espaço e transforma-se no planeta Terra. “O Deus dos Desvios driblava a bola pela terceira vez, perto da bandeira de escanteio, quando a Deusa da Impaciência entrou na jogada e deu um chutão na bola, que cruzou o campo passando bem na frente do gol.” De Heinz Janisch e ilustrações de ‎ Artem Kostyukevich, editora Biruta.

***

Alguém para jogar com Bóris

Traz uma narrativa terna e comovente sobre a amizade verdadeira e o respeito às diferenças. Por meio de uma rica ilustração, cujos cenários evocam a vida no campo e a adoração do garoto pelo futebol, o leitor acompanha a construção da relação de companheirismo e cumplicidade entre o menino e seu porco de estimação: apesar dos interesses diferentes, os dois descobrem que a amizade e a parceria entre eles é o que realmente importa na vida. De Ed​ward van de Vendel e ilustrações de Alain Verster, editora Pulo do Gato.

***

Café com leite

De Ilan Brenman (o autor de até as princesas soltam pum) e ilustrações de Bruna Assis Brasil. Nessa história, a protagonista é a pequena Ana que acompanha as partidas de futebol do irmão mais velho, Mateus. O segredo que ela carrega consigo é que ela, além de torcedora, gostaria de ser jogadora. É claro que os meninos não permitem. Mas com paciência, Ana vai ganhando campo até ter a bola no pé. As colagens de Bruna Assis Brasil colocam as personagens na paisagem de uma cidade antiga – o que parece sugerir que essa partida da demarcação de territórios entre meninos e meninas acontece há muito tempo. Publicado pela editora Mundo Mirim.

***

O chute que a bola levou

Aquela bola de couro vivia sonhando trezentas mil coisas na prateleira de uma loja de material esportivo. Um belo dia, foi comprada e, logo depois, entrou em campo para sua primeira partida de futebol. O que ela jamais poderia imaginar é que aquele seria apenas o pontapé inicial de muitos outros jogos extraordinários e inesperados. De Ricardo Azevedo, publicado pela Moderna.

***

Alguém viu a bola?

Um texto poético e sensível. O livro conta a história do ponto de vista da bola, seu percurso desde os pés do garoto, passando pelas nuvens até cair no colo do Criador. De Jonas Ribeiro com ilustrações de André Neves, editora Cortez.

Pros que já leem sozinhos

Uma história de futebol

Zuza é um menino como tantos outros. Adora se reunir com os colegas para uma partida de futebol. Mas, na verdade, Zuza não é como os outros, afinal, você conhece algum outro menino que tenha jogado futebol com Pelé? Zuza jogou. Esta novela, como bem define Ana Maria Machado, trata de começos. Começo de vida nova, começo de carreira. Mas nela nada é exatamente o que parece à primeira vista. Como se de algum modo houvesse um jogo de revelar e ocultar, uma brincadeira de esconde-esconde. O jeito é entrar no jogo e ir descobrindo aos poucos. Enquanto vamos recolhendo as pistas, descobrindo o encoberto, nos deliciando com as aventuras desta turminha de Bauru, o tempo vai passando na vida de Zuza, Dico e demais garotos. De José Roberto Torero e ilustrações de Cássio Loredano, editora Companhia das Letrinhas.

***

Bem bolado

Neste livro, você irá fazer um passeio pelos campinhos improvisados da história do futebol, viajando por vários países e descortinando a geografia desse esporte. Além disso, vai descobrir a matemática e as ciências escondidas no bate-bola e as questões éticas e sociais que devem pautar a vida de todo boleiro. Prepare-se para entrar em campo! De Fátima Mesquita, editora Panda Books.

***

A bola e o goleiro

De Jorge Amado e ilustrações de Kiko Farkas – O goleiro Bilô-Bilô era de uma incompetência espantosa debaixo das traves. A bola Fura-Redes, por sua vez, era a alegria dos artilheiros. Fazia gols olímpicos, de letra, de bicicleta, de folha-seca. Como dois personagens que costumam viver às turras podem se apaixonar? Aqui, a imparcial Fura-Redes encontra o desastrado Bilô-Bilô, e passa a viver um dilema: terá a ousadia de impedir o milésimo gol do Rei do Futebol para aninhar-se nos braços do amado? Publicado pela editora Companhia das Letrinhas.

Essa história eu contei no canal, assista!

Encontre esses e mais livros de futebol pra criançada!

Comprando pelos links que coloco em minhas redes você colabora para a continuidade do meu trabalho sem pagar nada a mais por isso. 🙂 Obrigada!

<3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *