Fiz uma seleção bem variada de livros com protagonistas negros pra serem apresentados às crianças. Não, pera… pra serem apresentados pra todo mundo. Tem contos e histórias que valorizam a cultura africana, histórias pra refletir e entender como é ser negro no Brasil e histórias de personagens reais que passaram pelo planeta deixando sua contribuição no mundo. Espero que curtam!
Ah… antes de partir pra seleção, você sabia que lá no canal tem uma playlist inteirinha de histórias dedicadas ao dia da consciência negra? Aliás, nesse mês de novembro eu convidei diversos artistas negros que admiro pra contarem histórias pra gente. Ainda vem coisa boa por aí! Corra lá assistir e lembre de se inscrever pra não perder as novidades. 🙂
Tá com pouco tempo?
Aqui um apanhado de todos. Quer saber mais sobre cada obra? Logo abaixo desse apanhado tem cada livro separado com sua sinopse e até indicações pra assistir lá no canal (quando for o caso).
Pra saber mais sobre cada um dos livros…
Histórias da Preta
Estou encantada com esse livro! As Histórias da Preta falam de um povo que veio para o Brasil à força. Homens, mulheres e crianças que foram arrancados de suas terras e tiveram de trabalhar como escravos. Perderam toda a liberdade, sofreram muito. No entanto, sobreviveram à escravidão e acabaram fazendo do Brasil sua segunda casa. Como é ser negro neste país? Faz diferença ou tanto faz? Reunindo informação histórica, reflexão intelectual, estímulos ao exercício da cidadania e historinhas propriamente ditas (tiradas da mitologia africana, por exemplo), a autora fala sobre a população negra no Brasil, com a experiência de quem já foi alvo de racismo.Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 1998, categoria informativo.
Nós de Axé
Esse é um lançamento gracinha da Aletria! A fita, mais que uma simples fitinha, é uma janela para conhecer a Bahia, a festa e a lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim. Ela me faz lembrar da história de meus avós, meus bisavós, tataravós, da minha própria história, enfim. Seu poder é muito, mas muito antigo. Pode-se fazer pedidos para ela e amarrá-la nos portões da igreja do santo. O tempo, apenas ele, tem o poder de realizar aquilo que se pediu. E quando a pulseira cai, a sorte lhe acena.
Amoras
Mais um lançamento muito bacana! Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de se reconhecer no mundo e se orgulhar de ser quem é — desde criança e para sempre. Aliás, dois vídeos muito legais pra assistir:
Emicida – Livro “Amoras” – Versão Animada e Por que o Emicida fez um livro infantil?
Alafiá e a Pantera que Tinha Olhos de Rubi
Numa aldeia africana próxima ao oceano vive Alafiá, uma menina cujo belo sorriso só se apaga ao final do dia. Em companhia do seu papagaio Odidé, Alafiá vai conhecer a lenda da Grande Pantera, encarnação do Trovão, e transformar para sempre a vida de seu povo — e de todos nós. Assista essa história contada no canal.
A Princesa e a Ervilha
Durante dez anos, a escritora e ilustradora Rachel Isadora percorreu vários países da África, inspirando-se para adaptar contos de fadas, como esta clássica história de Hans Christian Andersen. Suas primorosas ilustrações levam os leitores até as belas paisagens africanas, onde uma pequenina ervilha será capaz de mudar destinos. Assista Fafá Conta A Princesa e a Ervilha
Obax
Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias. Assista Fafá Conta Obax
O Mundo no Black Power de Tayó
Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina sadia. Assista Fafá Conta o Mundo no Black Power de Tayó
Outros Contos Africanos Para Crianças Brasileiras
Divertidas, as fábulas africanas educam, ensinam a respeitar os mais velhos e a seguir as tradições e enfatizam a força da inteligência. Lá no canal tem um conto desse livro narrado pela Samara Rosa. 😉
A Cor de Coraline
Quantas cores cabem na pergunta “Me empresta o lápis cor de pele?”. Em A cor de Coraline, Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar. Com texto curto e bem-humorado e ilustrações graciosas, o livro aborda o tema da diversidade de forma lúdica para os pequenos. Já fiz um post falando só desse livro e também já contei essa história no canal.
Chico Juba
Chico é corajoso feito um leão e tem a imaginação do tamanho de sua juba! Ele é um grande inventor de xampus que pretende solucionar as incríveis reviravoltas de suas mechas. Essa não é uma tarefa fácil e Chico não poupará nenhuma de suas mirabolantes receitas. Seus esforços o levarão à incrível descoberta de que podemos brilhar sendo quem somos: o segredo é cuidar das raízes. Assista Fafá Conta Chico Juba.
Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis
A autora Jarid Arraes tem se dedicado a desvendar a história das mulheres negras que fizeram a História do Brasil. E não bastava conhecer essas histórias, era preciso torná-las acessíveis e fazer com que suas vozes fossem ouvidas. Para isso, Jarid usou a linguagem poética tipicamente brasileira da literatura de cordel. Este livro reúne 15 dessas histórias, que ganharam uma nova versão da autora e a beleza das ilustrações de Gabriela Pires. Assista Fafá Conta Tereza de Benguela, uma das mulheres retratadas nesse livro e também a história de Dandara!
Zumbi dos palmares (em cordel)
“Este cordel é uma celebração do povo brasileiro: homens, mulheres e crianças, verdadeiros Zumbis na resistência diuturna por respeito às diferenças étnico-raciais.” A dica desse livro quem deu foi a Samara Rosa.
Gente de Cor, Cor de Gente
Gente de cor, cor de gente parte do eufemismo “gente de cor” para tratar de questões urgentes, como preconceito, tolerância e diversidade. A cada virada de página, o leitor se depara com dois personagens: um tem a pele negra, o outro tem a pele de outra cor. Lado a lado, eles vivem momentos de fome, frio, medo, calor, raiva, diversão ou alegria. A conclusão fundamental do livro é a de que, não importa a cor da pele, somos todos seres humanos e compartilhamos das mesmas angústias, desejos, felicidades e tristezas. A obra usa os tons vibrantes e os contrastes para propor uma reflexão que ultrapassa os limites da questão racial e amplia a paleta de “cores de gente”.
Caderno sem Rimas da Maria e Caderno de Rimas do João
Caderno de rimas do João é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos publicado pela Pallas Editora. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido. Além do texto escrito por Lázaro Ramos, O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Uma combinação que só podia dar certo! Venha você também se encantar com as rimas do João!
Em Caderno sem rimas da Maria, o autor se inspira em sua filha, inventa e ressignifica palavras e, nesta brincadeira, mostra que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.
Meu Crespo É de Rainha
Meu crespo é de rainha celebra a beleza e a diversidade dos cabelos crespos e cacheados. Em forma de poema rimado e ilustrado, apresenta às meninas brasileiras diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa. No canal saiu um vídeo MARAVILINDO baseado nesse livro.
Martin e Rosa: Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade
Uma das histórias mais poderosas e revolucionárias do século XX, a da luta pelos direitos civis e pela igualdade entre as pessoas de todas as raças, credos e cores. Com um texto cativante e belamente ilustrado, Martin e Rosa narra a história de Rosa Parks, que ousa desafiar a segregação que os negros sofrem no sul dos Estados Unidos em meados dos anos 1950; e também a história de Martin Luther King que, pregando a não violência, expande o protesto pela igualdade.
O livro conta ainda com a seção “Para compreender melhor”, em que o leitor encontrará material de pesquisa. Inclui textos, fotos, documentos e um mapa sobre a vida de Martin Luther King e Rosa Parks e a luta pelos direitos civis. Assista Fafá Conta Rosa Parks e Fafá Conta Martin Luther King.
Vovô Mandela
Zazi e Ziwelene estão curiosos. Querem saber quem foi aquele homem de que tanto fala a sua avó Zindzi Mandela. Por meio das respostas às suas perguntas, os pequenos leitores descobrirão quem foi Nelson Mandela, uma das personalidades mais importantes da história universal. Uma lição de resistência e paz para as novas gerações.
Mandela: O africano de todas as cores
Selo Altamente Recomendável/FNLIJ 2014 – Categoria Tradução/Adaptação Informativo. Símbolo de coragem e paz para toda a humanidade, Nelson Mandela liderou a resistência contra décadas de apartheid na África do Sul e é amado e admirado no mundo inteiro. Depois de 27 anos na prisão, reconquistou enfim a liberdade e foi eleito o primeiro presidente negro de seu país. Com um texto emocionante de Alain Serres e belas ilustrações de Zaü, o livro apresenta a história desse grande homem, cuja luta a favor da união dos povos de todas as cores é fonte permanente de inspiração. Conta ainda com a seção “Para compreender melhor”, em que o leitor encontrará material de pesquisa.
Você também vai gostar:
Contos africanos pra baixar gratuitamente