Todo ano temos essa tradição de dar presentes pras crianças, né? E a primeira coisa que vem na nossa mente é sempre brinquedos, os últimos lançamentos de jogos e etc, mas que tal um livro? Brinquedos são importantes, claro, mas já pensou que um bom livro pode acompanhar a criança por muitos anos e que vocês podem curtir juntos?
Pensando nisso e inspirada nesse post que fizemos com 8 dicas para comemorar o dia das crianças sem gastar nada, a Fafá fez uma seleção “pá pum” pra vocês:
Preparem uma caça ao tesouro
“A Caçada” – Poderia ser só mais um dia comum na selva, se não fosse uma voz misteriosa dizendo aos animais que eles devem fugir se não quiserem ser pegos.
E, afinal, quem é esse “dono da voz”? Você consegue adivinhar de quem todos os animais estão fugindo desesperadamente?
Onde está Wally? – Acompanhe Wally na sua viagem pelo tempo. Procure-o entre os homens das cavernas, antigos egípcios, romanos, vikings, cavaleiros, camponeses da Idade Média, astecas, samurais, piratas, extraterrestres e muitos outros.
Pierre, o detetive dos labirintos: em Busca da Pedra Roubada – Resolva os labirintos incríveis deste livro, encontre as dicas ocultas e desvende os desafios mais misteriosos para salvar o dia!
Leve as crianças em um passeio pra conhecer o lugar onde você cresceu ou mostre fotos da sua infância
Orie – O livro conta a história da menina Orie que viaja pelo rio com seus pais barqueiros. Ela olha o movimento das águas, o remo de bambu que vai e vem, os peixinhos, os cheiros e cores de perto e de longe… E no balanço das palavras e desenhos, vai descobrindo o mundo que a cerca.
O Pai da Mamãe – Nesse livro, acompanhamos a personagem falando do pai de sua mãe, tão diferente do vovô, até que, por fim, ela chega em casa e sua mãe chama o vovô de pai. Afinal, o vovô é o pai da mamãe?
Deixe que as crianças se fantasiem, abram os armários e soltem a imaginação
Bruxa, bruxa venha à minha festa – Bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo, chapeuzinho vermelho e crianças estão indo para uma festa. Que tipo de festa será? Quem os convidou? Será que eles vão?
Princesa Kevin – Um menino que, no dia da fantasia na escola, quer ir vestido de princesa ― e vai mostrar para todo mundo que não há mal nenhum nisso.
Pode pegar! – Escrito para crianças em fase de alfabetização, o livro tem como protagonistas um coelhinho e uma coelhinha que não veem problema em trocar de roupa um com o outro, ainda que estas remetam a universos bastante distintos: o masculino e o feminino.
Julián é uma sereia – Enquanto andava de metrô com a avó, Julián avistou um grupo de mulheres extremamente arrumadas, com cabelos esvoaçantes e em tons vivos, adornos reluzentes, e vestidos com belíssimas caudas de sereia. Quando chega em casa, Julián sente vontade de se arrumar como uma sereia. Mas o que será que a avó vai achar da bagunça que ele fez – e, ainda mais, o que ela vai pensar sobre a forma como Julián se vê?
Aprendam a fazer alguns truques de mágica e deem um show
Nina e Ludovico: Mágica! – Nina e Ludovico adoram brincar juntos. E a brincadeira favorita é mágica!
A cada virar de páginas Ludovico vira um bicho diferente. Até que… ah, esse é o final da história e você precisa ler pra descobrir!
Duplo Duplo – Um livro que nos mostra que podemos descobrir um novo e divertido caminho sempre que resolvemos enxergar as coisas de um jeito diferente. E que o final de uma jornada pode conter um começo ainda mais surpreendente.
Enganos – Neste livro de imagens, vultos e sombras nos fazem imaginar coisas. Mas, ao virar as páginas, percebemos que “as sombras nos enganaram”! Uma brincadeira divertida em que a ilusão nos leva a refletir sobre as diferentes formas de observar e perceber o mundo.
O menino invisível – Mino é um garotinho que tem o poder da invisibilidade. E ficar invisível pode ser muito divertido, você vai ver! Mas, será que ele gosta mesmo de ter esse poder? Ou tudo que ele queria era poder ser como eu e você?
Diga oi ao homem invisível – Num jogo de esconde-esconde entre o protagonista e os leitores, os autores falam da complexidades de se fazer amigos em um mundo onde se tem pressa para chegar e mais pressa ainda para sair. Será necessário ser muito rápido se quiser dizer oi a este homem invisível e, quem sabe, fazer um novo amigo.
O que é que isso é? – Será que você adivinha o que é que tem em cada página deste livro? Será uma caixa? Um gato? Uma banheira? Ou tudo isso não é o que parece ser? Um livro sobre descobertas, significância e o lúdico que há no mágico universo infantil.
Contem histórias
Era uma vez outra vez – Um livro-jogo que contém um poema ilustrado. Suas folhas são soltas e dobradas em forma de sanfona, onde cada lado corresponde a uma estrofe do poema. A obra oferece inúmeras possibilidades de interação com o objeto livro e a leitura do poema.
Viagem pelo Brasil – “O folclore, ou a cultura popular, é um dos modos de expressão que melhor refletem o pensamento, o sentimento e a atuação de um povo. Transmitido oralmente de geração a geração, ele ajuda a compor a memória da nação, e é a memória que nos dá consciência e auto-estima.” assim inicia esse livro que reúne lendas e contos populares tradicionais de nosso país.
Na Terra do Nunca Jamais – Una-se a eles em uma viagem pela Terra do Nunca-Jamais, onde um antigo e duradouro mundo de histórias aguarda leitores jovens e velhos. Sessenta histórias, selecionadas e recontadas.
Histórias à brasileira, vol. 1 – Dez histórias tradicionais recontadas ao estilo brasileiro.
Nós: Uma antologia de literatura indígena – As narrativas conduzem o leitor por situações e desenlaces muito próprios, sempre acompanhadas por um glossário e um texto informativo sobre o povo indígena de origem de cada autor. Uma chance preciosa para todos aqueles que desejam entrar em contato com as raízes mais profundas de nossa cultura.
Gravem vídeos
Entrevistas – Contos de Fadas – Aqui você vai encontrar entrevistas exclusivas com 12 dos personagens mais queridos, carismáticos, polêmicos ou temidos dos contos de fadas.
Digam “eu te amo”
Tanto, tanto – Uma divertida família se reúne para fazer uma festa-surpresa. Enquanto esperam o aniversariante, todos os parentes querem agarrar e beijar o bebê da casa e brincar com ele.
O homem que amava caixas – Este livro, delicadamente, explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras.
A grande fábrica de palavras – Existe um país onde as pessoas quase não falam. Nesse estranho país, é preciso comprar palavras para poder pronunciá-las. O pequeno Philéas precisa de palavras para abrir seu coração à doce Cybelle. Mas como fazê-lo se tudo o que ele tem vontade de dizer à Cybelle custa uma fortuna?
Meu Pequenino – Meu pequenino narra o ciclo da vida como uma dança. Trata-se de uma história atemporal sobre o amor que une mãe e filho, que pode ser apreciada quadro a quadro ou mesmo folheada como um flipbook.
Por Maíra Mediano – Equipe Fafá Conta