Fafá Conta

versEu contei a história da Bela Adormecida no canal. Mas você sabia que tem mais de uma versão pra esse clássico? A que eu contei foi a versão dos irmãos Grimm, a mais conhecida.

Essa versão dos irmãos Grimm, eles publicaram em 1812! Mas muito antes disso, em 1697 Charles Perrault escreveu uma versão um pouco diferente. Os 3 (os irmãos Grimm, que eram dois e Charles Perrault) se inspiraram numa outra história, chamada Sole, Luna, e Talia, do italiano Giambattista Basile.

Então vamos às diferenças entre as histórias dos irmãos Grimm, Charles Perrault e umas curiosidades a mais:

1 – Na história de Charles Perrault, em vez de 12, foram convidadas 7 fadas. Quem aparece pra amaldiçoar a princesa, é uma velha fada a qual não se ouvia falar há muitos anos. Achavam que ela já estivesse morta e por isso ela não foi convidada.

2 – A história dos Grimm (e que a maioria de nós conhece) termina com o casamento da Bela Adormecida com o Príncipe. Na versão do Charles Perrault, a história continua. Resumidamente, o que acontece é que o príncipe esconde o casamento dos pais por um tempo e eles têm dois filhos chamados Aurora e Dia. Um tempo depois o príncipe tem que ir pra uma guerra e acaba contado pra mãe da sua nova família, só que a rainha era um tanto ciumenta e descendente dos Ogros. Os ogros gostavam de comer crianças, e aí que o príncipe tinha medo de apresentar os filhos pra própria vó. E enqto o príncipe estava longe na guerra, a rainha tramou a morte da nora e netos. Quando o príncipe voltou pro castelo, pegou a mãe no flagra e aí quem acaba morrendo é a rainha, na armadilha que ela mesma criou, numa morte bem horrível.

3 – Outra curiosidade é que, vocês viram que falei que Aurora é o nome da filha deles? Pois é! Em 1890 Tchaikovsky adaptou a história pra um balé e colocou o nome Aurora na Bela Adormecida, mas originalmente ela não tinha um nome. E a Disney quando fez a animação foi na onda e manteve o nome Aurora pra princesa.

4 – Falando em Disney… eles reduziram as 12 fadas dos irmãos Grimm, ou 7 do Charles Perrault, pra apenas 3. E a fada malvada recebeu o nome de Malévola e essa é uma outra história. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *