No último sábado eu viajei pra Belo Horizonte me apresentar num aniversário (ai que phyna!). Antes de ir pro aeroporto, passei na agência dos Correios pra conferir minha Caixa Postal e fiquei toda faceira quando vi que meu kit do Clube Adoletra tinha chegado. Tão faceira e curiosa que não aguentei deixar o kit no carro, esperando que eu voltasse. Enfiei na bolsa e abri no salão de embarque, enquanto estava relaxada aguardando meu vôo e os livros foram meus – ótimos – companheiros de viagem. Mas não só isso, quando voltei eles aterrissaram na casa das minhas sobrinhas. Fizemos uma super leitura em família, com direito a doses de fofura das duas lendo as obras, com fotos pra vocês verem, é claro. Bora conferir?
Muito cansado e bem acordado
Esse livro está entre os 30 melhores de 2018, da seleção da Revista Crescer e eu já tinha paquerado na livraria há um tempo. É um conto acumulativo em que uma situação vai se repetindo com diferentes personagens. Os animais estão todos dormindo na cama, com exceção de um que acorda, inventa alguma desculpa pra levantar e sair do quarto. Mas onde foram parar todos eles? Todos queriam um último beijo de boa noite da criança, que está no quarto ao lado (alguém identifica uma situação parecida em casa??). Porém, a criança quer voltar a dormir (alguém identifica uma situação parecida em casa?? parte 2) e a situação criada pra que os bichos voltem pra seu quarto dormir é daquele jeito que a criançada A-DO-RA: tem pum envolvido.
As ilustrações de Susanne Straber, também autora do livro, são muito divertidas e revelam muitas para quem tem um olhar mais atento: por que será que a raposa acordou? O que aconteceu com o jacaré logo no início da história?
Guia de exploração
O Guia cita outros livros que têm o mesmo estilo que o “muito cansado…”, dá dicas para tornar a leitura da obra mais interessante, trabalhando onomatopeias e alerta sobre a questão da ilustração que revela diversas situações que não estão no texto.
Achei engraçado que o Guia desse mês fala: “uma dica interessante é você levar para qualquer lugar os livros que o pequeno mais gosta.” E não é que a “grande” aqui fez bem isso! Os livros viajaram comigo e, já de volta em Curitiba, me acompanharam até a casa das minhas sobrinhas, onde fiz uma leitura das obras que recebi. Um programa em família que todos curtiram, principalmente as pequenas.
De Susanne Straber, publicado pela Companhia das Letrinhas.
Moustache
Moustache é um elegante gato que ostenta um belo bigode. Como todo gato, é muito curioso e isso gera algumas confusões, como a narrada nessa história.
Não é que o gato enfiou o bigode numa vela e ficou “desbigodado”? Arrasado, saiu em busca de algum bigode postiço. Durante sua trajetória sofreu bullying, mas foi acolhido por uma criança muito legal que lhe ajudou fazendo com que ele retomasse a autoestima.
A Liz, minha sobrinha que está com 2 anos, ficou muito curiosa pra ver esse livro depois da leitura que fiz. Pediu pra *ler sozinha, foi apontando os personagens e contou a história do jeitinho dela, foi muito fofo de ver.
*Siiiim, crianças ainda não alfabetizadas também leem livros, sabia?! A leitura não se dá apenas pelo texto, mas pelas imagens. 😉
De Gracia Iglesias e ilustrações de Guridi, publicado pela Gato Leitor.
Guia de exploração
Achei interessante que o guia fala sobre a “leitura única”. Muitas famílias leem uma única vez a obra e nunca mais ela é revisitada. O texto cita a importância de se explorar o livro ilustrado diversas vezes. É importante deixar que as crianças contem as histórias dos livros, exatamente como fizemos!!
Eu gosto muito desses guias de exploração, mas costumo lê-los quando venho aqui no blog escrever a respeito ou dias depois de ler (e reler) as obras. Gosto de ter minha própria conclusão sobre as histórias primeiramente. Porém, acho importante a leitura dele, pois sempre traz algo que eu não tinha me atentado, algum ponto que aprofunda o entendimento da obra ou aponta situações práticas para exercitarmos com as crianças.
Deixe os bebês curtirem os livros!
Fiz uma primeira leitura para todos (minha irmã, cunhado, sobrinhas, namorado e até cachorro), apontando os personagens que citava. Depois reli a obra com a Laura no colo, ela está com 3 meses e acompanhou tudinho, se divertiu e deu vários sorrisinhos que fizeram a tia se derreter toda. <3
Loja do Clube Adoletra
Esses livros já foram enviados aos assinantes, mas se você curtiu e gostaria de ter na sua biblioteca, a novidade é que o Clube Adoletra agora tem uma loja online em que é possível comprar algumas das obras que foram enviadas em meses anteriores! E o mais legal: o cupom de desconto para Fafãs é válido para essas compras também. 😀
Conheça os outros livros enviados
Esses foram os livros que eu recebi, mas muitos outras obras BACANÉÉÉRRIMAS foram selecionadas e enviadas para diferentes públicos. Inclusive, “Era uma Vez Outra Vez”, de Edith Chacon, das edições Barbatana, uma editora independente com publicações super interessantes. Conheça a seleção completa no blog do Clube Adoletra.
Desconto especial pra fafãs!
Mas e quem ficou com vontade de receber livros especialmente selecionados para suas crianças? Quem quiser assinar o clube, e receber livros bem selecionados em casa, tem desconto especial usando o cupom FAFACONTA
*Este é um publipost, o Clube Adoletra é patrocinador do canal Fafá Conta. Mas eu só falo de livros e serviços que gosto e acredito, tá?