A Lei Maria da Penha foi transposta para a literatura de cordel por Tião Simpatia, por solicitação da própria Maria da Penha. Os versos do cordelista buscam explicar o quanto podem ser pesadas as sanções penais para os que violam a lei.
Se você precisar de ajuda ou quiser fazer uma denúncia, ligue para o disque denúncia, o número é 180. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.
Você também pode procurar por uma delegacia especializada de atendimento à mulher. Caso não exista essa delegacia na sua cidade, ligue pra polícia militar 190 e a vítima deverá ter prioridade no atendimento.
A Defensoria Pública é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar um advogado ou advogada. Existem também as Casas da Mulher Brasileira, que foram criadas pra facilitar o acesso das vítimas aos serviços especializados. Nelas funcionam delegacia, juizado, Ministério Público, Defensorias Públicas e equipes multidisciplinares preparadas pra garantir o atendimento e acolhimento de mulheres, mas nem todas as cidades contam com um local desses.
Fonte: G1
Conheça a “Cartilha Lei Maria da Penha“.