Talvez você já tenha ouvido que bebês são entregues pela cegonha, uma história que os adultos contavam porque tinham medo e até vergonha. A história da cegonha é apenas um conto de fantasia. Como Pinóquio, Pequena Sereia e João e Maria. Com a Gogô, vou mostrar o que acontece na realidade.
*** Chame um adulto legal e responsável para te ajudar a descobrir a verdade. ***
Fafá Conta: Gogô, de onde vêm os bebês?, de Caroline Arcari com ilustrações de Isabela Santos. Publicado pela editora Caqui.
Assista também
PIPO E FIFI – prevenção de violência sexual para crianças
Leia mais:
Abuso não, post em que reúno diversas informações pra adultos e crianças.
Sobre o livro Gogô e o vídeo:
Conteúdo indicado para crianças acima de 5 anos. É aproximadamente nessa idade que as perguntas sobre concepção e nascimento aparecem.
ATENÇÃO
O conteúdo desse livro e, portanto, desse vídeo, está alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente. As ilustrações estão em consonância com as orientações do Manual da Nova Classificação Indicativa* do Ministério da Justiça. As imagens de nudez estão inseridas no contexto da educação sexual, sendo de cunho informativo e educativo. Além disso, o conteúdo do livro atende aos parâmetros positivos
destacados pelo mesmo manual, facilitando o desenvolvimento de:
- Comportamentos que valorizam a responsabilidade.
- Comportamentos que valorizam o respeito aos demais.
- Comportamentos que valorizam os cuidados com o corpo.
- Conteúdos que valorizam o conhecimento.
- Conteúdos de respeito à diversidade.
- Menção aos Direitos Humanos de forma positiva.
*Lei n°8.069 , de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providenciais. Brasília, DF: Câmara dos Deputados.
** Romão J. E., Canela G., & Atarcon, A. (Orgs.). (2006). Manual da nova classificação indicativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça.