50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso
Esse livro chegou por aqui semana passada e eu ADOREI. Uma versão para meninos (e também meninas, por que não?!) se inspirarem em vários outros meninos que passaram pelo nosso planeta deixando lições e criações bacanas por aqui.
O que mais gostei foi encontrar nomes de diversos brasileiros na lista de 50 “super-heróis de carne e osso”: Ayrton Senna, Santos Dumont, Chico Mendes, Machado de Assis (amanhã vai ter vídeo sobre ele, aliás) e Sebastião Salgado. Também tem meninos de diversas partes do mundo e que atuaram nas mais distintas áreas.
Acho que vale destacar a ousadia dessa publicação: tem até a menina “Lili Elbe”. Ela nasceu menino, mas se tornou uma mulher transgênero lá na Dinamarca, quase cem anos atrás. Sua história inspirou o filme “A garota dinamarquesa”. Pra quem ficar chocado com essa seleção: não falar sobre algo que existe, não altera o fato de que existam pessoas que se identificam com o outro gênero, né? Então achei bacana tratarem do assunto!
Os textos são curtinhos e dão uma resumida na vida de cada menino ali apresentado. O livro é bem no modelo do precursor dessa onde de livros pra inspirar a garotada, o “Histórias de ninar para garotas rebeldes“.
Escrito por G.L. Marvel e publicado pela Planeta de Livros Brasil