Na minha pós em “literatura infantil juvenil e contação de histórias” tivemos nas últimas semanas um módulo chamado “imagem: cores e formas que contam histórias” com a ilustradora Malu Rodrigues.
Dentre vários assuntos, estudamos a materialidade do livro. Como é possível trabalhar criativamente com os elementos desse objeto: o espaço de cada página, o miolo, a capa e a contracapa. Lembrei de alguns livros que tenho em casa e de outros que já vi por aí e que ilustram bem esse uso. São livros que “brincam” muito bem com esses elementos. Comentei com a turma desses três títulos que vou falar adiante e fiquei muito surpresa quando, no dia seguinte, recebi um deles no kit de agosto do Clube Adoletra! Era bem o que eu não tinha, apenas desejava hehe.
Todos são de capa dura em edições bacanas e caprichadas. <3
Daqui ninguém passa
Um livro MARAVILHOSO pra gente falar sobre política, democracia, respeito… mas com uma narrativa super criativa e divertida. Pra abrir esse livro tem que ser ousado. Na capa o general já tá dando a ordem: daqui ninguém passa!
Um guarda é colocado pra garantir que nenhum personagem passe pra página da direita. Ela deve ficar lá à disposição do general, caso ele queira entrar na história. Uma confusão se estabelece nas páginas da esquerda e aí a brincadeira é ficar acompanhando as variadas ações que ocorrem daquele lado e os argumentos utilizados pelos personagens pra que o guarda os deixe passar pro lado direito. Tem o E.T. falando que precisa fazer uma ligação, a Chapeuzinho Vermelho falando “não posso falar com estranhos, não posso falar com estranhos…”, um barato!
Pelas imagens aqui vocês podem perceber que eles conseguem passar pra direita e aí vira um “fuzuê”, até porque o general chega e não fica nada contente de ter sua ordem desrespeitada, é claro. O final é hilário e faz uma super crítica à ditadura e à figura do ditador.
Escrito pela portuguesa Isabel Minhós Martins, ilustrado por Bernardo P. Carvalho e publicado no Brasil pela Sesi-Sp Editora.
Dica: nesse momento em que escrevo o post esse livro tá em promoção por R$18,50!! Um desconto de 42%. Obrigada, de nada. (Não sei até quando vai durar a promo, tá?)
Este livro comeu o meu cão!
Esse livro esfomeado foi o que recebi do Clube Adoletra, eba! Escrito por Richard Byrne, que tem uma coleção de livros bem divertida com esses mesmos personagens, e publicado pela Panda Books.
Bella está passeando com o cachorro quando…
E o livro é tão esfomeado que come cachorro, come carro, como gente, come qualquer um que tentar atravessar passar pelo miolo. Comeu inclusive a menina, que voltou pra tentar resgatar todo mundo. Nesse momento algo muito inusitado acontece: do miolo do livro sai uma carta enviada pela Bella para quem está lendo. É um pedido de ajuda, cheio de instruções do que fazer para poder libertar todo mundo dali de dentro. E aí é um tal de sacode livro, vira livro, sacode mais um pouco e… ufa! Tudo volta ao normal. Quer dizer, mais ou menos… ma daí tem que ler o livro pra ver o que acontece. Já posso prever a minha sobrinha falando “de novo, titi”, ao final da leitura. Próxima vez que encontrá-la vou levá-lo.
Livro Clap
Um texto visual que não conta exatamente uma história, apesar de podermos criar alguma a partir dos personagens e ações propostos nessa obra. Aqui a brincadeira é utilizar o movimento de abrir e fechar um livro para dar movimento e ação aos personagens.
Durante a leitura também é possível brincar com as onomatopeias presentes no texto verbal. Minha parte preferida é a dos personagens se exercitando, acho engraçado ficar imitando o barulho de esforço pra levantar peso ou fazer abdominais. A Liz (minha sobrinha com 2 anos e cobaia) se diverte e pede pra repetir a leitura sempre que terminamos. As ilustrações são muito bonitas e bem coloridas. Um livro bacana pra ler bebês também.
Escrito e ilustrado pela Madalena Matoso, publicado pela Companhia das Letrinhas.
Compre os livros
Comprando pelos meus links você contribui para a continuidade desse trabalho sem pagar nada a mais por isso, rá! <3