Dia dos pais já está quase aí e eu corri fazer uma lista maneira de livros infantis pro dia dos pais. Tem pra todos os tipos de pais, filhos e filhas. Livros pra bebês, pra se emocionar, pra inspirar… ahhh é só rolar pra baixo e conferir. 🙂 Boas histórias e feliz dia dos pais!
Em tempo: outra ideia de presente: um curso gravado chamado “Ler e Contar Histórias para bebês”, de 1 hora de duração, que tal? Pais presentes criando e fortalecendo vínculos através das histórias, lendo e encantando os filhos! Saiba mais aqui.
Pra pais e filhas
Papai ao meu lado é um lançamento super fresquinho! O pai sabe como fazer a filha sorrir e conta as melhores histórias. Não importa o que ela esteja fazendo, desde que o pai esteja ao seu lado. Todo narrado em primeira pessoa, uma história curtinha mas muito fofa e cheia de afeto. Publicado no Brasil pela editora V&R, escrito e ilustrado pela Soosh, com tradução do Thiago Queiroz, também conhecido por seu trabalho no Paizinho, Vírgula.
Pra bebês
Senhor Cavalo Marinho, de Eric Carle, autor do sucesso Uma Lagarta Muito Comilona, conta uma história para os pais. Ele fala do cavalo-marinho, do bagre e de outros peixes machos que não apenas fertilizam os ovos mas também cuidam deles até o nascimento dos bebês. No projeto gráfico do livro, destacam-se folhas de acetato com pinturas de corais, algas e rochas que fazem sobreposições sobre as páginas e, assim, criam um efeito de camuflagem. Publicado pela Callis.
Eu grande, você pequenininho – Este livro conta, com poucas palavras escolhidas a dedo e ilustrações muito expressivas, a história da relação carinhosa de um pai e seu filhinho. “Filhinho” porque é assim que o pai o vê: o filho é — e provavelmente sempre será — seu pequenininho. Através da comparação entre os dois nas mais diferentes situações, nos divertimos com essa dupla e aprendemos que as diferenças só agregam, e que o carinho entre os grandes e os pequenos cresce mais e mais com o tempo. Publicado pela Companhia das Letrinhas.
Pra dar risada
O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos – Escrito por Neil Gaiman e com ilustrações de Dave McKean, a dupla mais uma vez surpreende os leitores com uma história repleta de humor e nonsense ao contar a aventura de um garoto disposto a tudo para conseguir os peixinhos dourados de seu melhor amigo, inclusive oferecer seu pai em troca, apesar dos conselhos da irmã. Publicado pela Rocco.
Pra refletir
Os dez bons conselhos de meu pai – Ubaldo Ribeiro traduz em sentenças curtas o resumo das diretrizes de vida passadas por seu pai. Coisas como – ‘não seja burro’, ‘não seja amargo’ e ‘nunca seja medroso’ são apenas alguns deles. Ilustrado lindamente pela Bruna Assis Brasil, publicado pela Objetiva.
Pra se emocionar
O Passeio – Foi eleito um dos 30 melhores livros infantis de 2017 pela Revista Crescer. Acompanhamos nessa história, num passeio de bicicleta entre pai e filha, o ciclo da vida com muita delicadeza. O livro me levou a refletir sobre o que tem realmente importância na vida, sobre saber aproveitar os momentos, ensinar, aprender e criar boas lembranças tanto pra gente quanto pros outros. Terminei de ler esse livro com um nó na garganta e umas lagriminhas rolando. De Pablo Lugones e Alexandre Rampazo. Editora Gato Leitor.
Meu pai, o grande pirata é uma história escrita com muita delicadeza por Davide Cali. É narrada em primeira pessoa por um menino que só encontra seu pai uma vez por ano, quando ele voltava depois de uma longa temporada de trabalho. O pai tinha cheiro de mar e contava suas aventuras como pirata. Narrava histórias curiosas dos companheiros de tripulação e colocava o filho no colo enquanto o pequeno abria os presentes que recebia. Publicado pela Pequena Zahar.
Pais heróis
Super – Todas as manhãs, superpapai vai trabalhar… E mamãe também. Algumas noites, o superpai assiste ao programa preferido do filho, enquanto a mamãe faz pipoca. Às vezes, papai volta do trabalho acompanhado de seus supercolegas… mesmo quando mamãe está supercansada. Um dia, o cotidiano do menino se transforma. O pai fica em casa, não usa mais a fantasia de super-herói e a mãe, que estava sempre presente, agora só trabalha. O que está acontecendo? Também está na lista dos 30 melhores livros infanto juvenis de 2017 pela revista Crescer. Falei mais sobre esse livro aqui. Escrito por Jean-Claude Alphen. Publicado pela Pulo do Gato.
Pai que incentiva
Malala e seu lápis mágico – O pai de Malala tinha uma escola e sempre incentivou a filha e outras meninas a estudar. “Malala vai viver livre como um pássaro”, ele dizia. Em seu primeiro livro infantil, a garota paquistanesa ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, retorna à própria infância para apresentar sua história aos pequenos leitores e inspirar uma nova geração a quebrar o silêncio para transformar o mundo em um lugar melhor. Escrito pela própria Malala Yousafzai e publicado pela Companhia das Letrinhas.
Quer mais sugestões? Confira:
5 livros pros pais curtirem com os filhos – dia dos pais
Conheça também outros livros que já falei ou histórias que já contei com o mesmo tema:
Como ensinar seus pais a gostarem de livros para crianças
Livros sobre famílias e pais separados
Fafá conta: conversa para pai dormir
Fafá, você sempre nos surpreende com suas dicas de livros. Agora vou sempre a livraria a procura das suas indicações e sempre volto com alguns…muito bom comprar livros com histórias bem contadas! Obrigada por nos ajudar nessa tarefa! Grande beijo! Caio e eu somos seus fãs!