Geralmente os livros que recebo do Clube Adoletra são dos perfis “para ler junto” ou “bebês”. Dessa vez rolou uma mudança de perfil da minha conta e chegaram por aqui livros “para pequeno leitor” e “jovem leitor”. Gostei dessa variação, assim posso conhecer uma seleção diferente de livros. E vou te dizer…. adorei o que chegou!
O curador desse mês no Adoletra foi o Cristiano Gouveia, um “cantador” de histórias que gosto muito e até já colaborou fazendo trilhas sonoras pro meu canal algumas vezes. Achei a seleção a cara dele! Livros empoderadores, que quebram com o pensamento comum, cheios de poesia e delicadeza.
Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis
Tinha ouvido falar desse livro ano passado e desde então andava muito curiosa pra conhecê-lo, foi uma grata surpresa quando vi ele no kit!
A Jarid Arraes, autora do livro, passou 4 anos pesquisando material para poder escrever essa obra. O tempo dedicado à pesquisa se dá pelo fato de ser muito difícil encontrar informações sobre as mulheres que ela quis retratar, daí a gente já percebe a importância desse livro, não é?
“No Brasil, mulheres, principalmente as negras, nem sempre puderam falar, escrever e quanto mais publicar sobre si mesmas. Tampouco tiveram suas vozes plenamente respeitadas por aqueles que delas falaram, escreveram e publicaram: na maioria, homens brancos.”
O livro reúne 15 cordéis, cada um dedicado a uma heroína negra que lutou, por diferentes causas, em terras brasileiras. Algumas anônimas (não mais!!), outras um pouco mais conhecidas, todas muito importantes: Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.
Uma leitura gostosa, devido ao uso do cordel, e cheia de ensinamentos sobre a história do nosso País, por um recorte que não vemos na escola. Eu tô curtindo ler um por dia, pra poder ficar com aquela história reverberando por um tempo dentro de mim.
O projeto gráfico e ilustrações, em xilogravura, são da Gabriela Pires. Livro publicado pela Pólen.
Meninos do Mangue
O Roger Mello é um autor e ilustrador premiadíssimo. Pra você ter ideia, apenas três brasileiros ganharam o prêmio Hans Christian Andersen, tido como o Nobel da Literatura Infantil. Roger Mello é um deles: “Ele não subestima a habilidade de uma criança em reconhecer e decodificar fenômenos culturais e imagens”, diz a avaliação.
Dito isso, fiquei animadíssima quando vi que tinha chegado um “Roger Mello” pra mim. Meninos do mangue, publicado pela Companhia das Letrinhas, é um livro pra quem curte histórias: é uma história cheia de histórias!
O mote é bem curioso, a Preguiça e a Sorte foram pescar siri e resolveram fazer uma aposta: ganharia quem pescasse o siri com mais patas! A Sorte ganhou, obviamente, então a Preguiça teve que contar oito histórias, uma para cada pata do siri que a outra tinha pescado. Essas histórias apresentam a vida dos bichos e das pessoas nos manguezais.
As ilustrações são bem coloridas, mistura pintura com colagens. Os blocos de texto se diferenciam pelo uso da tipografia. Quando é a história principal, o autor utilizou uma fonte sem serifa. Para as histórias contadas dentro da história, a fonte é serifada. Isso é algo legal de se notar e mostrar pros leitores.
Ahhh… engana-se quem acha que a Preguiça fica só de pernas pro ar, ela é ocupadíssima! Já a Sorte, nasceu com a vida ganha. Ela sim, é uma preguiçosa de carteirinha. Achei isso tão interessante, de fazer a gente pensar, né?!
Guias de exploração: mostram a importância das obras
Como sempre, os livros vêm acompanhados do “Guia de exploração”, que dá detalhes das obras enviadas, dicas de como explorar a leitura e outras informações complementares.
Conheça os outros livros enviados
Esses foram os livros que eu recebi, mas muitos outros foram selecionados para diferentes públicos. Conheça a seleção completa no blog do Clube Adoletra.
Desconto especial pra fafãs!
Mas e quem ficou com vontade de receber livros especialmente selecionados para suas crianças? Quem quiser assinar o clube, e receber livros bem selecionados em casa, tem desconto especial usando o cupom FAFACONTA
*Este é um publipost, o Clube Adoletra é patrocinador do canal Fafá Conta. Mas eu só falo de livros e serviços que gosto e acredito, tá?