Fafá Conta

Dia de finados chegando, resolvi fazer essa listinha para ajudar quem está procurando bons livros pra tratar com as crianças desses temas difíceis mas também tão naturais.

O Passeio

o passeio

De Pablo Lugones e Alexandre Rampazo. Editora Gato Leitor. Terminei de ler esse livro com um nó na garganta e umas lagriminhas rolando. Acompanhamos nessa história, num passeio de bicicleta entre pai e filha, o ciclo da vida com muita delicadeza. O livro me levou a refletir sobre o que tem realmente importância na vida, sobre saber aproveitar os momentos, ensinar, aprender e criar boas lembranças tanto pra gente quanto pros outros.
compre aqui

**

A Árvore das Lembranças

De Britta Teckentrup, editora Rovelle. Um livro lindo, lindo! De forma delicada mostra como os animais da floresta reagem à morte da raposa, que era muito querida por todos. Já contei essa história no canal, se quiser conhecer.
compre aqui

**

Roupa de Brincar

De Eliandro Rocha, editora Pulo do Gato. Livro super premiado (Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2016, Melhor livro infantil – Seleção Destaques Revista Emília 2015, 30 Melhores Livros Infantis do Ano 2016, Revista Crescer etc). A tia da menina era uma pessoa super alegre, dona de um guarda-roupa super divertido para explorar e brincar. Um dia a menina visita a tia e a alegria sumiu, o guarda-roupa não tem mais graça e. Começa, então, a trajetória das duas para deixar a tristeza ir embora. Super bonito sem falar da morte diretamente. Podemos falar de outras perdas, de sentimentos, de dar a volta por cima. 🙂
compre aqui

**

Para onde vamos quando desaparecemos

para onde vamos quando desaparecemos capa

De Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso. Editora Alaúde, selo Tordesilhinhas. Esse livro originou o vídeo da semana passada no meu canal, assista aqui. Um livro bem legal pra filosofar a partir de uma das perguntas mais intrigantes da humanidade. Publicação bacana com capa dura e ilustrações bem coloridas com um texto divertido e provocador.
compre aqui

**

Sugestão de fafã

Vou adicionar aqui as sugestões de livros dos fafãs sobre o tema. Se você também tiver sugestões, comente aqui ou no meu instagram ou fanpage. 🙂

Menina Nina

De Ziraldo, editora melhoramentos. Não conheço esse livro então peguei o texto que está no site da amazon: Este livro é, sem dúvida, o mais comovente de todos os que Ziraldo já escreveu para crianças. Com uma enternecedora força poética, o autor sonda os mistérios da vida e da morte e, numa linguagem cuidada e simples, consegue falar da dor de um modo delicado e cheio de esperança. É, claro, uma conversa difícil para se ter com crianças, mas aqui está o segredo de quem sabe falar para elas com precisão e sensibilidade.
Sugestão de Celia Rodrigues Gusmão pelo facebook e @ancadamen no instagram

É assim

De Paloma Valdivia, editora SM. Não conheço esse livro então peguei o texto que está no site da amazon: De onde viemos e para onde vamos? Se desconhecemos o ponto de partida e de chegada, se nascer e morrer são apenas instantes, o que importa é desfrutar o presente e a companhia dos outros, saboreá-los o máximo possível, com leveza e alegria. Partindo da ideia de que as coisas têm dois lados, de que nem tudo é totalmente bom ou mau, e movida pelas perguntas difíceis sobre a vida, Paloma Valdivia cria histórias, orientadas antes de tudo pela emoção e pelo traço sensível.
Sugestão das queridas do @kidsindoors pelo instagram

Arturo

Indicado pela Nina, do @mardehistorias: “Um livro sensível que, através de fotografias (de um cão de pelúcia por diversas paisagens reais)  apresenta a busca por alguém que nunca volta.  Uma espera sem fim. A ausência de notícias.
Ao mesmo tempo, o livro me trouxe também a reflexão do que muitas vezes os adultos fazem com as crianças.  Com medo de apresentar a morte ( e o significado que tem para ele próprio) e com receio da dor que esta notícia possa causar, esconde-se o fato na esperança que aquele alguém seja esquecido ou que se encontre o momento certo para falar. Não… a espera pela verdade ( mesmo que dolorida) será eterna. A dúvida, tenha certeza disso, é sempre muito mais doída! É preciso confiar no poder de compreensão das crianças e aprofundar o assunto a medida que ela aponte suas dúvidas.

 

Salvar Salvar Salvar
Salvar Salvar Salvar Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *