Chapeuzinho vermelho – vermelho de dar dó
Ontem teve aquele almoção de domingo com a família. Aproveitei pra levar um livro que chegou semana passada: Vermelho de dar dó, do querido amigo contador e cantador de histórias Cristiano Gouveia.
O livro conta a história da nossa velha conhecida Chapeuzinho Vermelho mas de um jeito muito criativo, com rimas inteligentes e divertidas, repetições e um final inesperado.
As ilustrações de Sónia Borges são ricas em traços, contornos e pontilhados criando texturas, expressões e destacando o tal vermelho “de dar dó”.
Destaque pro vocabulário: cheio de palavras típicas da cultura popular brasileira! E pra ninguém ficar com cara de ponto de interrogação, no final do livro tem um glossário, que me salvou com a explicação de “mocotó”. Eu sabia que se tratava de um caldo mas não tinha bem certeza de quê.
História pra cantar
Mas não para por aí. O livro é acompanhado por um cd com a história cantada pelo próprio Cris. Uma melodia muito bacana, pra conquistar de vez a criançada (e porque não os adultos também?). Voltei do almoço curtindo a música no carro com minha irmã e minha sobrinha.
Pra quem toca violão vem também a cifra da música, legal, né?! Vou correr afinar o meu e me arriscar, mas preciso de uma dupla pra cantar porque se a cantoria depender do meu gogó… meu rosto vai ficar vermelho de dar dó.
O test drive do livro com as crianças da minha família:
O livro pode ser comprado diretamente com o Cris: umcantoqueconta@gmail.com – R$ 35 mais frete
Mais Chapeuzinho Vermelho…
Pra quem se interessar em conhecer outras obras que também falam da Chapeuzinho Vermelho em versões criativas e pra lá de engraçadas, aqui vão dois livros dos quais eu também sou fã: