Quando eu era pequena aprendi a gostar de poesia com um livro que trazia poemas dos mais diversos tipos. Me encantei com aqueles que desconstruiam as palavras e sons, que traziam uma poesia visual a partir do texto. Que extrapolavam as palavras. Achava divertido, surpreendente e criativo.
O livro 111 poemas para crianças, me remeteu a essa memória, ele lembra muito aquele livro.
Pode parecer simples, mas é uma descoberta para as crianças saber que é possível sair do texto formatado ou por poemas compostos por rigorosas métricas e estrofes.
Esse livro traz uma seleção feita pelo próprio autor a partir de poemas presentes em obras anteriores e outros inéditos. Separado em 10 capítulos separados por tema ou estilo de linguagem.
Rimas também são sempre atrativas. Em uma conversa com amigas que têm filhos na faixa dos 9 anos, fiquei sabendo que eles fazem disputa de rimas com os amigos. Quase como os repentistas, eles soltam frases e os amigos têm que responder com algo que rime. Pra essa turma, esse livro vai ser uma boa fonte de inspiração. 🙂
111 poemas, de Sérgio Capparelli. L&PM editores.
Ouça Fafá conta: o que é mãe, um poema desse livro!
Compre o livro 111 poemas para crianças
Comprando pelos links que coloco em minhas redes você colabora para a continuidade do meu trabalho sem pagar nada a mais por isso. 🙂 Obrigada! <3