capa box coisinhas à toa que deixam a gente feliz3

Coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otavio Roth e Ruth Rocha

Coisinhas à toa que deixam a gente feliz – Otavio Roth e Ruth Rocha

O que te deixa feliz?

“Passarinhos na janela

Pijama de flanela

Brigadeiro de panela.”

Os livros dessa coleção falam de Coisinhas à toa que deixam a gente feliz, aqueles pequenos prazeres do cotidiano. Enquanto lia ia me identificando com várias coisinhas descritas. Também identifiquei vários amigos “ahhh fulano fica feliz fazendo isso mesmo!” ou “nossa, descreveu ciclano nesse verso!”. Uma leitura gostosa, que traz boas lembranças da infância e que muitos irão se identificar, independente da idade!

Ainda dá pra se inspirar e sair feliz por aí fazendo várias das coisinhas! Ahhh e, como os dois primeiros volumes foram escritos lá no início dos anos 90, tem coisas que vão ser bem legais pra explicar pra criançada, tipo “disco antigo sem chiado”e “herói que fuma cachimbo”, numa referência ao Popeye.

A história da coleção

Em 1993, Otavio Roth teve a ideia de escrever uma coleção de livros reunindo com simplicidade as pequenas coisas que deixam a vida mais feliz. Com versos e rimas criou os dois primeiros volumes da coleção: Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz e Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz.

capas coisinhas à toa que deixam a gente feliz

A autora Ruth Rocha escreveu os textos pra contracapa desses dois livros. Ela era amiga do autor e, juntos, trabalharam em outras obras como Declaração universal dos direitos humanos. Otavio Roth faleceu antes que pudesse escrever a continuidade da coleção e foi assim que Ruth Rocha entrou nessa história. Em março desse ano a coleção foi relançada pela Editora Salamandra. Desta vez, com mais dois títulos escritos pela autora: Novas Duas Dúzias de Coisinhas e Outras Duas Dúzias de Coisinhas. Assim Ruth Rocha fez uma homenagem ao parceiro e proporcionou mais uma coisinha – nada – à toa pra deixar a gente feliz. 🙂

Desenho feliz

As ilustrações são super alegres e coloridas, marca registrada da ilustradora Mariana Massarani. Ela conta que fez esse trabalho durante as Olimpíadas do Rio, por isso teve vontade de usar muito verde e amarelo nos desenhos…

coisinhas à toa que deixam a gente feliz miolo 01
Na página à esquerda muito verde e amarelo. Na direita a nadadora usa uma touca com a bandeira do Brasil: super inspirada nas Olimpíadas.

Marina ainda dá a dica: nesses desenhos ela utilizou tinta látex PVA à base de água. Diz que é barato, fácil de usar, que é encontrada em boas papelarias e que qualquer pessoa pode experimentar. Senti uma provocação convidando os leitores a aproveitarem pra soltarem seu lado artista, não? Desenhar e pintar… estão aí duas coisinhas que me deixam feliz e você?

coisinhas à toa que deixam a gente feliz miolo 04

“Joaninha no nariz

Respingo de chafariz

Fazer um amigo feliz.”

A coleção pode ser adquirida numa caixa com a coleção completa (e com desconto, oba!) ou cada um dos livros separadamente. A caixa contém os 4 títulos da série: Duas Dúzias de Coisinhas, Mais Duas Dúzias de Coisinhas – esses dois de Otavio Roth e Novas Duas Dúzias de Coisinhas e Outras Duas Dúzias de Coisinhas – de Ruth Rocha.

Ajudar um amigo te deixa feliz? Então conheça o livro É tão chocolate!

Sua colaboração pra que eu continue com esse trabalho me deixa MUITO feliz. Saiba como colaborar: apoia.se/fafaconta

Inscreva-se e curta!

veja também