Dia 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção e eu quis fazer uma seleção de livros que abordam o assunto, das mais diversas maneiras, bora conferir?

Meu Pequenino

Quis começar por um livro nada óbvio em relação ao tema, mas que é lindíssimo e de emocionar quem lê e sente. Aqui não se fala de adoção, mas do amor de uma mãe e seu filho. A vontade dela de dividir sua história, que agora também pertence ao filho. Talvez não a faça muito bem em palavras, mas que pode ser vista e sentida pelas ilustrações lindas. Uma obra cheia de espaço pra que o leitor complete com seu entendimento e sensibilidade. O que me fez querer colocar essa obra como um bom livro pra abordar a adoção? Na ilustração o filho sai do coração. <3

Meu pequenino é um livro que rendeu vários prêmios no exterior aos autores Germano Zullo e Albertine e acabou de ser lançado pela Ameli com uma qualidade impecável.

Aos olhos do mar

aos olhos do mar livro sobre adoção

Um livro de uma delicadeza enorme! Cheio de poesia pra falar do encontro de uma mãe e um filho no processo de adoção. Uma leitura pra se emocionar. ♥️ “Aos olhos do mar” fala de duas aldeias separadas pelo imenso mar. A aldeia de Cá era habitada por muitas crianças que viviam sem a companhia de um adulto. A aldeia de Lá era cheia de adultos ocupados em seus afazeres. Na aldeia de Lá existia uma mulher tinha saudade do que nunca teve. Na aldeia de Cá, um menino, e só ele, sabia da existência da aldeia de Lá. Toda noite, olhava pro céu e pedia à uma estrela que realizasse seu desejo.

De Cristiane Tavares e Chris Mazzotta, publicado pela MOV palavras. É um livro que não está mais sendo publicado, encontrei num sebo online, vale a pena você ficar de olho pra encontrá-lo.

Somos um do outro

Esse é um livro que vai mais direto ao assunto, sem muitos rodeios. O autor utiliza diversas frases e situações pra mostrar que “você precisa de amor e eu tenho amor para lhe dar”. É muito legal pois mostra diferentes composições familiares – pai e mãe, pai solteiro, mãe solteira, duas mães ou dois pais. As ilustrações são simples e bem coloridas, características do trabalho do autor Todd Parr. Publicado no Brasil pela PandaBooks.

A caminho de casa

“Essa é minha história, ela é real, e não vou poupar o leitor.” Taí um livro que promete e faz hehe. Uma leitura um tanto quanto dura, que trata do abandono, desumanização, racismo e preconceitos. Tanto texto quanto ilustrações levam a maioria dos leitores a tirar certas conclusões sobre o personagem, no entanto, o final é surpreendente e feliz, ufa. Excelente pra levantar certas reflexões e ajudar na formação de um leitor crítico. De Sílvia Corrêa e Cárcamo, publicado pela Edições de Janeiro.

As aventuras de Pinóquio

A história das aventuras de Pinóquio é um clássico e sempre é lembrada quando o assunto “adoção” vem à tona. Nessa obra, a história é recontada pela Penélope Martins num texto gostoso de ler, todo rimado, pura poesia. O projeto gráfico da Raquel Matsushita tá um primor! Um trabalho que a gente percebe que tem cuidado, que foi bem pensado pra levar uma experiência de qualidade ao leitor. Isso tudo somado às ilustrações do Alexandre Camanho, que em nada lembram aquela adaptação da Disney. Isso é uma baita qualidade, pensando em oferecer diversidade também estética pras crianças. O livro tem uma paleta de cores super interessante, acabamentos que dão a essa edição todo um “tchan”.

Não tem como se deparar com um livro desses e não querer mergulhar nessa história diversas vezes. Como fazer as crianças gostarem de ler? Apresentando bons livros. Taí esse lançamento lindeza da PandaBooks como dica pra vocês.

Ioiô

Em forma de diário, um menino que vive num abrigo compartilha seu dia a dia enquanto está no processo para ser adotado. Tem coisas legais pra refletir sobre o que passa na cabeça de uma criança mais velha nessa situação. Toca em uns assuntos importantes como crianças que sofrem um segundo (ou terceiro) abandono e sobre os adolescentes que não são adotados e têm que sair pra vida aos 18 anos. Ao mesmo tempo me pareceu um tanto romantizado. A família que adota o menino é a salvadora, adota todo mundo, do cachorro que a criançada cuidava no abrigo ao amigo do personagem principal, que havia sido abandonado várias vezes. Fica meio novela, eu acho. Ou seja, achei legal, mas não maravilhoso. Escrito por Belise Mofeoli e ilustrado por Raoni Xavier, esse livro é mais indicado para leitor fluente ou leitura compartilhada. Publicado pela Paulus.

O ninho do coração

Leiloca é uma galinha que queria muito ser mãe. Um dia levou um susto! Debaixo de uma árvore, viu um ninho, e dentro dele havia… um ovo. Leiloca olhou para todos os lados e perguntou aos amigos da fazenda: – Quem é a dona deste ovinho? Ninguém soube dizer. A partir daí Leiloca começa a adotar os mais diversos filhotes da região. Um livro que pode agradar facilmente as crianças menores. De Ana Maria de Andrade, publicado pela Imperial Novo Milênio.

Gogô – de onde vêm os bebês?

“Mãe, pai, de onde vêm os bebês?” Com esse livro você não precisa mais ficar em pânico quando as crianças começarem a fazer perguntas. “Gogô, de onde vêm os bebês” conta pra crianças, na companhia da cegonha Gogô (e de um adulto bem legal pra mediar essa leitura), tudinho que elas precisam saber. Mostra outras possibilidades de concepção, tipos de partos e que nem toda criança chega numa família dessa forma, inclui aí as famílias que se formam pela adoção. Esse livro tem um post todinho dedicado a ele, caso queira conhecer mais detalhadamente. E já virou vídeo lá no canal.

Mais livros infantis sobre adoção

Aqui no blog já fiz uma seleção de livros pra falar sobre diversos tipos de família, e sobre a chegada de um irmão, que têm opções interessantes também.

Além desses, existem outros livros legais pra tratar de adoção. Caso opte pelos clássicos, como Mogli ou Tarzan, por exemplo, escolha boas publicações, com textos de qualidade e, de preferência, com ilustrações e projeto gráfico interessantes. Geralmente aquelas edições da Disney não se encaixam nesse perfil.

Comprando pelos links que disponibilizo aqui você ajuda a manter esse trabalho na internet, sem pagar nada a mais por isso. Obrigada! 🙂

Que tal ouvir uma história?

Coração de mãe

Não falta nada