O clássico João e Maria foi publicado pela primeira vez em 1812. Escrito pelos irmãos Grimm na coleção “Histórias das crianças e do lar”, ganhou um novo fôlego nessa versão de Nail Gaiman, trazida pela Intrínseca ao Brasil.

A publicação foi lançada por aqui em 2015 e traz a história narrada de uma forma super fluida e com um texto gostoso de ler, mas não quer dizer que ele poupe o pequeno leitor. Acho que esse é o grande barato desse livro! A história dos irmãos Grimm recontada de forma bem fiel num texto envolvente e interessante. Uma leitura pra agradar também as crianças grandes, aquelas que estão em corpos de adultos.

As ilustrações de Lorenzo Mattotti são maravilhosas! Dão todo o ar sombrio que a história pede. A floresta parece engolir os personagens em desenhos em preto e branco. Aliás, esse livro surgiu por causa das ilustrações. Mattotti fez esse trabalho para uma exposição no Metropolitan Opera em 2007 e Gaiman se inspirou na obra exposta para reescrever esse conto clássico.

No final do livro tem um texto contextualizando a obra, muito bacana pra quem quiser entender um pouco melhor da história da literatura infantil. Traz também uma breve bibliografia pro leitor que tiver interesse em se aprofundar ainda mais no estudo, adorei!

Publicado em capa dura, numa edição bem bacana. Um livro legal pra ter em toda biblioteca e pra presentear. Afinal, um clássico desses tem taaaantas versões por aí, bora apresentar as que respeitam a inteligência da criançada, né?

Ouça Fafá Conta João e Maria