uma andorinha só capa

Uma andorinha só, de Luciano Pontes

Uma andorinha só, de Luciano Pontes

Uma andorinha só faz verão e muito mais…

Passei uma semana das minhas férias no Jalapão, no Tocantins. O Jalapão fica no Cerrado Brasileiro e tem paisagens muito lindas com uma biodiversidade muito grande. Chama a atenção aquela secura toda, o calooor e as longas distâncias percorridas em que a gente só vê vegetação rasteira, com árvores baixas, às vezes inexistentes.

Muitas vezes passamos por lugares em que está tudo queimado, com alguns pontos verdes: a natureza volta a crescer depois do fogo e, às vezes, precisa justamente do fogo pra ter vida depois. Achei isso tudo muito curioso e voltei com uma vontade muito grande de contar histórias de lá. E não é que, sem procurar, logo que cheguei em Curitiba, encontrei esse livro?!

Uma andorinha só fala de uma plantinha que nasceu numa terra seca e quente. Aquele lugar que não habitava ninguém passou a ter um jardim que atraiu também pássaros e outros animais. Tudo isso contado com muita poesia e delicadeza.

É também a história de uma andorinha só que, melhorando o meio, proporcionou que outras vidas por ali se encontrassem e juntas compartilhassem a beleza e a vida. Pra mostrar que, ao contrário do que dizem, uma andorinha só faz verão, sim. Ihhh esse livro é tão cheio de beleza e interpretações que eu só coloquei algumas das leituras que fiz aqui na roda.

Falando em beleza… vale ressaltar o trabalho gráfico dessa obra. O Luciano Pontes, autor do livro, é daqueles artistas multitarefas: escritor, ilustrador, designer gráfico, ator, contador de histórias, palhaço do Programa Doutores da Alegria em Recife… ufa! Com essa gama de talentos ele criou um livro bem interessante também graficamente. Impresso em duas cores: preto e verde, a terceira cor, bem importante para imprimir a aridez do cerrado, fica por conta do papel craft utilizado. As ilustrações, feitas com traços e blocos de cor, mostram a variedade da fauna e flora e são muito bonitas.

Que tal ouvir essa história narrada por mim?

Você pode comprar o livro aqui:

Inscreva-se e curta!

veja também