meu amigo faz iiiii

Meu amigo faz iiiii – um livro sobre inclusão

Somos todos diferentes, afinal.

Há um tempo eu vinha pesquisando histórias infantis que tratassem de inclusão e do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pra poder contar no meu canal. Encontrei alguns livros bem legais no caminho mas nenhum que se adequasse à linguagem que utilizo nos vídeos. Soube do “Meu amigo faz iiiii” há uns 2 meses e estava esperando pra conhecê-lo pra saber se ele se encaixaria no que eu buscava.

Consegui o livro emprestado (obrigada irmã) e BINGO! Encontrei a história que tanto procurava. Ela não fala em nenhum momento que o personagem é autista, o que, no fundo, é ainda mais legal. Porque, não ficando limitada ao TEA, o livro consegue se comunicar de forma mais ampla com as crianças (e por que não com os adultos?) sobre inclusão e respeito aos diferentes e às diferenças.

um amigo diferente…

Ao longo da história acompanhamos Bia e Nil, amigos da mesma turma da escola. Primeiro notamos o mais óbvio: Nil é diferente e aí vem a dificuldade de Bia se enturmar com ele. A professora dá a dica de como a menina pode conseguir apenas observando o amigo e a coisa se desenrola.

Começando pela observação

O “pulo do gato” é que a forma como a história é contada ajuda as crianças a perceberem e compreenderem que somos todos diferentes. Mas não para por aí: mostra também como podemos acolher, respeitar e aprender com essas diferenças.

Bia percebe que ela também é diferente…

Ele me ensinou sobre como é legal ver a areia cair e eu o ensinei a brincar de pega-pega.

Quando ele fica triste, chora e se deita no chão, eu me deito ao lado dele e digo: “Eu estou aqui, já vai passar.”

Sobre a autora

Andréa Werner é jornalista e escritora. Em 2010 descobriu que seu filho Theo era autista. O menino estava pra completar seu segundo aniversário. Em 2012, procurando acolher e dividir seus aprendizados nessa caminhada, criou o blog Lagarta Vira Pupa, que se tornou referência entre pais e profissionais da área. Meu amigo faz iiiii é seu primeiro livro infantil.

Dia 27 de maio ela veio à Curitiba para o lançamento do livro. Aproveitei pra ir ao evento, claro! Eu já tinha entrado em contato com ela por e-mail, falando do meu interesse em contar a história no canal, aí ela me enviou um livro. Queria uma cópia pra mim, né?! 🙂 No lançamento ainda comprei duas pra presentear.

Andréa, autora do livro, e eu.

Assista: Fafá conta meu amigo faz iiiii

O livro pode ser comprado aqui.

Outros livros infantis que têm TEA como tema:

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Inscreva-se e curta!

veja também

2 Comentários

  1. Amei a história, Fafa!
    Na minha sala há um menino muito especial e que é muito acolhido pela turma! Tenho certeza que ao mostrar pra eles estabelecerão a relação! <3

    1. Author

      Que legal, Thays! Depois me conta como foi. 🙂

Comments are closed.