bandeira de são joão

Festa junina – livros infantis pra entrar no clima de uma das festas mais importantes da nossa cultura popular

Festa junina – livros infantis pra entrar no clima de uma das festas mais importantes da nossa cultura popular

4 Livros infantis que contam histórias juninas

Agora que vocês já sabem tudo sobre festa junina, além de se divertirem nas festas, que tal conhecer bons livros que contam histórias com temas relacionados? Aqui minha seleção especialmente pra vocês:

maroca e deolindo

Maroca e Deolindo, – Um livro muito legal que descobri na Biblioteca Pública do Paraná. Traz 12 contos: um pra cada festa típica da cultura popular brasileira. A de festa junina fala da criançada que aprontou poucas e boas pra juntar um casal em plena festa de São João. A do carnaval conta a história do galo Joaquim, que coleciona mudas de sol e canta chuvas de confete. Pura poesia. De André Neves, editora Paulinas Brasil

almanaque ruth rocha

Almanaque Ruth Rocha – Mais um livro que conheci explorando a Biblioteca Pública. Como um bom almanaque, traz curiosidades, histórias, brincadeiras, charadas, provérbios, adivinhas, piadas etc. Não só sobre festa junina mas sobre os mais diversos assuntos. Vale a pena ter na sua biblioteca pessoal pra sempre pesquisar e consultar. 🙂 Editora Salamandra

as aventuras de pedro malasartes

As aventuras de Pedro Malasartes – Uma das figuras mais tradicionais da cultura popular brasileira. Me lembro com carinho do meu vô que sempre tinha uma boa história pra contar do Malasartes. Esse livro reúne vários contos desse personagem. De Eraldo Miranda. Editora Elementar.
Mas existem vários livros que narram as aventuras dele também.

bandeira de são joão

Bandeira de São João – Adivinhações, poesias e cantigas, tradicionalmente usadas nas festas juninas do Nordeste, são exploradas neste texto. A noiva, a boneca de milho, o Uanari, a Mãe da noite, todos se envolvem na procura do Sol, pois, sem ele, não haverá milho madurinho, casamento, nem mesmo a grande festa em homenagem a São João menino. De Assis Lima e Ronaldo Correia de Brito. Editora Companhia das Letras.

Aqui abaixo esses e outros livros pra vocês conferirem:

Nesse post eu falei um pouco mais sobre o livro Maroca e Deolindo.
Saiba a origem e o significado dos elementos típicos das festas juninas nesse post.

Ouça uma história!

Ano passado contei um causo de um dos caipiras mais famosos da nossa cultura popular: Pedro Malasartes. Confira:

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Inscreva-se e curta!

veja também