fada pilara capa

Um conto de fadas pra ajudar quem enfrenta o câncer na infância

Um conto de fadas pra ajudar quem enfrenta o câncer na infância

Mantendo a fantasia na Terra

Esse livro apareceu na minha timeline do facebook. Não era uma história que eu estivesse procurando, mas quando ela me encontrou, tornou-se uma urgência contá-la.

Fada Pilara e Marujo Gadeinha conta a história desses dois amigos que habitam um Reino Encantado. Tudo vai muito bem quando a Fada Pilara fica sobrecarregada em sua função. É que o Reino Encantado é responsável por manter a fantasia na Terra e havia somente a fada Pilara com o encanto para preparar a poção da fantasia, mas ela não estava conseguindo fazer tudo sozinha.

fada pilara
O Reino Encantado onde moram Fada Pilara e Marujo Gadeinha

Aí que entra a explicação para a perda dos cabelos das crianças que estão passando por um tratamento contra um câncer: o cabelo é um dos ingredientes da poção mágica e as crianças escolhidas doam suas madeixas que voltarão a crescer mais pra frente.

fada pilara
Recolhendo madeixas para poções mágicas

A história é simples, mas o livro é muito bonitinho e atende bem ao seu propósito. A descrição do Reino Encantado é muito rica. Dá até pra experimentar fazer uma leitura tentando não observar as detalhadas ilustrações de Roberto Zoellner e ir imaginando tudo o que o autor descreve (é difícil, eu sei, ainda mais que elas são tão coloridas e lindas).

fada pilara
Um afago pras crianças que doam seus cabelos pra manter a fantasia na Terra

“A criança não precisa carregar esse fardo. Essa é uma tarefa para os adultos”

Luciano Koening de Castro, autor da história, criou esse conto de fadas para ajudar a própria filha, Luísa, que há alguns anos enfrenta um câncer. A menina está com 6 anos e quando foi começar o processo de perda de cabelos, os pais quiseram tornar essa fase mais leve para ela.

“Ela achou super legal e adorou quando precisou cortar o cabelo por causa do tratamento. E até hoje ela não sofre com isso”, conta o pai sobre Luísa.

O livro foi editado pelo colégio Bom Jesus e está sendo distribuído gratuitamente. <3

As instituições que tiverem interesse em receber os exemplares devem entrar em contato pelo e-mail fadinhadocabelo@gmail.com ou pelo telefone (41) 0800 727 4001.

A partir de sábado (dia 24.06) você poderá assistir essa história contada pela Fafá.

Veja a matéria sobre o livro no site G1.

Mais livros

Fiz uma seleção de livros que lembrei que também podem ajudar a encarar com mais leveza a perda dos cabelos. Se você tiver sugestões, me escreva (pode ser por email fafaconta@gmail.com, ou em qualquer uma das minhas redes sociais) pra eu adicionar aqui, vamos fazer uma lista colaborativa. 🙂

todas as cores de malu

Todas as cores de Malu – esse é de uma menina que fica doente e precisa raspar a cabeça. É acolhida pelos amigos que levam tintas coloridas pra pintar sua careca. De Rosana Mont’Alverne. Editora Aletria

os cabelos de crisálida

Os cabelos de crisálida – fala de uma menina que nunca teve cabelos e com muita criatividade cria os mais diversos penteados: com flores, com gotas de chuva, com nuvens… De Emilie Andrade. Editora Sesi-SP

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Inscreva-se e curta!

veja também